top of page

E se todos os colaboradores tivessem ações?


Recomendamos o livro “The Great Game of Business: The Only Sensible Way to Run a Company”, de Jack Stack, 2013.


Sua edição revisada apresenta uma maneira bastante diferente de se administrar uma empresa. O interessante é que a gestão proposta não foi pensada em uma escola de negócios, e sim no “chão da fábrica”. Foram os funcionários, tentando salvar seus empregos, que conseguiram reverter a situação.


No início dos anos 80, a Springfield Remanufacturing Corporation (EUA), era uma divisão quase falida da International Harvester. Foi então que o jovem gerente Jack Stack assumiu e “mudou o jogo”!


A chave foi sua gestão de “OPEN BOOK”, deixando todos participarem das decisões financeiras. Seu método foi ensinar os funcionários como o business funcionava de forma simples e compreensível, sem intimidar ninguém, usando a analogia de um jogo.


Cada funcionário passou a ter alguma ação e voto, o que trouxe um outro nível de envolvimento, dignidade e empoderamento! Foi dessa forma que a SRC se tornou uma das maiores histórias de reviravolta de seu tempo!


Jack Stack é o fundador, presidente e CEO da SRC Holdings Corporation. Foi considerado “o estrategista mais inteligente da América” pela Inc. Magazine e um dos “top 10 minds in small business” pela Fortune Magazine.


Pioneiro do modelo de liderança conhecido como open-book management, contribuiu para a SRC Holdings Corporation fundar, adquirir e possuir mais de 60 empresas. Ao longo do caminho, o valor das ações da SRC aumentou 360.000%.





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page