top of page

Conselhos em Tempo de Corona, por Nicholas Reade

Como a versão em português do livro Scaling Up encontra -se à venda nas livrarias, resolvi fazer dois comentários a respeito. Este é o primeiro.


Mais de um empresário tem me contado recentemente, que na ânsia de encontrar um caminho no meio desta crise, tem assistido a horas de “Lives”, Webinars, e Vídeo Conferências junto a instituições de ensino, de pesquisa e da mídia, todas de primeira linha, como tem ouvido inúmeras palestras de renomados líderes empresarias e gurus de gestão, e tem lido centenas de páginas de artigos eruditos.



Segundo eles, tudo sem grande proveito. Reclamam de muita teoria. Pessoalmente acredito que o problema não está na teoria, ou na qualidade das instituições ou dos interlocutores, mas na falta de especificidade.


No meio da crise, simplesmente não há tempo de contar ao guru ou ao consultor o que ele precisaria saber sobre o mercado, os serviços ou produtos, os concorrentes, os fornecedores, os canais, e sobre a própria equipe, para que este consultor ou especialista possa indicar uma solução.


Neste contexto o livro Scaling Up oferece outro caminho. A metodologia proposta pelo autor procura dar a quem conhece melhor o negócio da empresa, ou seja sua equipe de liderança, os instrumentos e as ferramentas, baseados em conceitos testados e exemplificados, para que esta equipe identifique os problemas, os gargalos e as oportunidades, para em seguida encontrar as soluções.


Alguns dos conceitos e ferramentas podem precisar de algum tempo de maturação, mas vários podem ser implementados de imediato, o que economizará tempo no operacional do dia a dia para que a equipe de liderança possa dedicar mais tempo para tratar dos assuntos mais difíceis.

4 visualizações0 comentário
bottom of page