Criar e testar ideias de negócio não é fácil.
Muitas empresas não têm colaboradores com as competências específicas para trabalhar em projetos de inovação.
Tendayi Viki, autor premiado, especialista em inovação empresarial e sócio da Strategyzer, ajuda empresas a inovar enquanto gerem a sua atividade principal. Ele criou o Strategyzer Virtual Bootcamp, para indivíduos que querem se tornar coaches focados em inovação, ou empresas que desejam criar seu próprio grupo interno de inovação.
E o que faz um bom formador de inovação?
De acordo com a experiência de Tendayi, os melhores formadores de inovação devem fazer o seguinte:
Ser um desafiador: desafiar ideias preconcebidas sobre o que funciona no contexto da inovação. Um formador não pode ter medo de dar feedback negativo e precisa ser capaz de “mostrar o espelho” sem humilhar ninguém.
Ser um facilitador: alguns treinadores têm dificuldade em desempenhar um papel neutro quando trabalham com uma equipe. No entanto, devem conseguir que as equipes explorem direções ousadas e inesperadas sem lhes dizer o que fazer.
Dar conselhos práticos: o coaching de inovação não deve fazer discursos motivacionais. O que as pessoas procuram são ferramentas práticas para utilizar em seu trabalho. Os coaches de inovação devem dominar as ferramentas certas para inspirar a concepção de modelos de negócio.
Palestrante, facilitador de workshops e consultor em inovação para líderes em todo o mundo, Tendayi Viki escreveu três livros e o seu último livro é Pirates In The Navy: Como os Inovadores Promovem a Transformação.
Comments