Na nossa experiência, os maiores gargalos aparecem na estratégia e na execução.
No quesito estratégia, isso ocorre em função das peculiaridades da economia brasileira, que é de alta volatilidade e muda com rapidez. Há uma tendência de o empresário dizer que não faz sentido pensar no longo prazo, uma vez que ele desconhece o dia de amanhã.
Isso é uma falácia, já que justamente nesse momento o empreendedor precisa saber para onde está indo e usar os instrumentos corretos. Nesse caso, isso significa ter pensamento estratégico. É preciso saber aonde se quer chegar!
Em muitas empresas, o curto prazo se sobrepõe ao longo prazo. Há muita energia para apagar incêndios e pouca energia para pensar a perenidade do negócio pois a alta direção fica muito envolvida no operacional e pensa pouco no longo prazo.
Nossa metodologia ajuda a liberar tempo do CEO e da equipe de liderança, sendo assim possível focar menos na operação e mais no pensamento estratégico e no planejamento da execução.
RRBA Business Advisory, a única consultoria no Brasil com sócios certificados nas metodologias Scaling Up Coaches e Metronomics.
Comentários