top of page

Prefácio para livro Scaling Up



O livro Scaling Up traz consigo ferramentas que através de uma aplicação disciplinada e cuidadosa será sempre de grande valia para CEOs e suas equipes que buscam entender e superar os obstáculos na dura jornada de continuar crescendo as suas Empresas.

Estas ferramentas ajudam a transformar equipes de liderança em equipes alinhadas e vencedoras, com capacidade de responder às mudanças, crescer e ser mais eficientes. Também o autor do livro chama a atenção para as 4 decisões que os líderes das Empresa precisam acertar: Pessoas, Estratégia, Execução e Caixa.


Focando nesses fatores, é possível ajudar as empresas a adotarem práticas que reduzem perdas, promovem alinhamento e libera tempo para a equipe de liderança.


Por isso, nós buscamos inspiração – e certificação – junto a Verne Harnish, autor do livro #Scaling Up, Entendendo a grande importância desta metodologia para o mercado brasileiro, nós traduzimos o livro para português, publicado pela Alfacon.


PREFÁCIOS:

É com muita honra que aceitei o convite da Editora AlfaCon para escrever o prefácio desta célebre obra de Verne Harnish. Em primeiro lugar, isso se deve à admiração e deferência que tenho por Verne e, em segundo, por conta da importância do assunto. Grande parte da literatura e teoria de gestão foi desenvolvida para grandes empresas, e mais recentemente para Startups. Pouco foi elaborado tendo como foco as empresas em crescimento, o que o Verne chama de “Scale Ups”. Estas de fato são as que geram a grande maioria dos novos empregos. O mérito do trabalho de Verne concentra-se no fato de que ele desenvolveu uma metodologia e as práticas de gestão para aplicar os resultados de suas pesquisas e as de Jim Collins a essa categoria de empresas.

Eu conheci Verne por meio de um amigo empresário que havia lido o livro e me deu uma cópia. Na época eu estava procurando uma metodologia para me ajudar a compartilhar com gestores mais novos as lições aprendidas em minha experiência de mais de 12 anos como CEO, primeiro de uma Startup, e depois de uma empresa aberta. Eu havia olhado uma variedade de cursos e processos, sem encontrar algo que me permitisse canalizar minhas experiências de forma mais metódica e mais consistente O Scaling Up caiu como uma luva para esse fim. Acabei me certificando por essa metodologia, e a venho aplicando com meus clientes que a abraçaram com entusiasmo, conseguindo transformações surpreendentes em suas empresas.

Nicholas Reade

Senior Partner, RRBA Advisory


Os aprendizados que Verne Harnish nos apresenta em sua obra Scaling Up mostram-se de grande utilidade para todas as empresas.

Riquíssimo em conhecimentos uteis de aplicação imediata, este livro apresenta conhecimentos de forma simples. O estudo inicia-se logo pelo conceito 4D, que afirma que há Quatro Decisões que qualquer empresa ou negócio tem que acertar: Pessoas, Estratégica, Execução e Caixa. Nada por ser mais simples e verdadeiro!

Quem me apresentou o livro, anos atrás, foi o meu amigo, Nicholas Reade, que já pensava em utilizar os seus conhecimentos adquiridos ao longo de uma vasta e rica experiência profissional, combinados com os ensinamentos de Verne para ajudar empresas a melhorar resultados e crescer.

Após ler o livro, pensei imediatamente, “onde estava este livro quando eu precisei?”, ele teria sido de enorme utilidade para mim. O que constatei, a partir da leitura de Scaling Up, é que essa obra é o melhor livro prático de gestão que já tinha visto.

O mesmo propósito de auxiliar empresas e contribuir para o seu fortalecimento e crescimento levou-me a conhecer Verne pessoalmente. Tive o prazer de começar a trabalhar em conjunto com a sua organização e pude trazer o seu Framework e os seus princípios para o Brasil.

As primeiras vinte páginas, a Visão Geral, sugam-nos logo para dentro do livro. EM seguida, o leitor é impulsionado a continuar avidamente a leitura. E, como consequência inevitável, o livro faz surgir de imediato o desejo de iniciar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Carlos Reis

Senior Partner, RRBA Advisory


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O seu C-level entende os números da sua empresa?

‌Artigo de Nicholas Reade publicado no Brazil Journal. ‌ "Na minha experiência, os executivos brasileiros lidam melhor com finanças do que seus pares norte-americanos ou europeus – particularmente em

Comentarios


bottom of page