top of page

Como liderar sem dar ordens?

O mundo está sempre mudando. E uma das grandes mudanças contemporâneas é o estilo de liderança. Recomendamos o livro “Turn the ship around!: A True Story of Turning Followers into Leaders”, de L. David Marquet.


Em seu livro, David Marquet, ex-capitão da Marinha americana, revela sua experiencia e como chegou à conclusão sobre um novo estilo de liderança, mais adaptado ao nosso mundo atual. A história real demonstra que liderar implica em delegar e criar líderes, ao invés de seguidores.


Ele estudou um ano para assumir um submarino, mas por diversas circunstâncias precisou assumir um outro sem ter tido tempo suficiente de preparação. Foi neste contexto que Marquet se deu conta que não faria sentido dar ordens sobre o que seus subordinados deveriam fazer já que ele não era a pessoa que melhor conhecia o submarino. Sua tripulação o conhecia muito melhor que ele!


Marquet tinha em mente que um erro dentro de um submarino nuclear não custaria dinheiro, como pode acontecer com investidores, e sim a vida! Marquet mudou radicalmente seu estilo de liderança, que passou a considerar antigo, onde o líder deve tomar decisões rápidas e dar ordens claras para sua equipe executar. Ao invés, é a equipe quem deve assumir responsabilidade e pensar por si!


Sua experiencia o levou a descobrir um novo estilo de liderança, incentivando seus colaboradores a pensarem por si próprios, propondo o caminho a seguir. Caberia a Marquet aprovar ou não.


Um outro ponto muito interessante é que ele mudou a cultura da “culpa” e conseguiu assim instaurar um forte sentimento de equipe. Não era mais permitido se referir a “ELES”, devendo sempre se usar o “NÓS”. Qualquer problema, erro e responsabilidade era de todos, sem culpas, e isso criaria um sentimento de forte confiança e engajamento.


No livro de Marquet, podemos compreender que esse estilo de liderança vale para o mundo dos negócios, posto que em geral os colaboradores entendem muito mais de suas áreas que o CEO.





0 visualização0 comentário
bottom of page