top of page

Mulheres em cargos de liderança impulsionam agenda ESG!

Excelente o artigo do Estadão, de Daniel Rocha, publicado no 08 de março. (Mulheres em cargos de liderança impulsionam agenda ESG) (estadao.com.br)


Esperamos que as empresas reconheçam a importância da mulher em cargos de liderança, conselhos e diretoria. O compromisso de equidade de gênero em todos os níveis hierárquicos precisa ser um compromisso de qualquer empresa séria.


Não apenas a mulher alavanca a agenda ESG (como demonstra muito bem o artigo do Estadão), elas fazem parte da agenda da diversidade em si. De certa forma, compreendem a importância da diversidade de uma forma mais orgânica, já que vivem há séculos a cultura de dominação do homem. Em nosso contexto de sociedade ocidental atual, não nos damos conta, mas o machismo é tão estrutural que está dentro de cada um de nós, mesmo que camuflado, mesmo que não queiramos.


É preciso de vontade, esforço e atenção para que nós – mulheres e homens – sejamos capazes de mudar. Para que a cultura machista tenha fim, precisamos de uma mudança cultural profunda que só ocorrerá quando a mulher ocupe seu devido lugar na sociedade brasileira, em posições de liderança e decisão. Por isso é gigantesca a responsabilidade de cada empresário e empresária.


Esperamos que exista um esforço consistente e contínuo para conquistarmos um Brasil com equidade de gênero em cargos de liderança e tomada de decisão.

Que cada empresário, empreendedor, empresária e empreendedora busque o caminho da equidade! E que, um dia, cada mulher possa viver toda a sua potência com liberdade, dignidade e segurança!


Texto de Mariana Reade, diretora de comunicação da RRBA.


Imagem: ONU Mulheres




bottom of page