top of page

E se todos os colaboradores tivessem ações?

Recomendamos o livro “The Great Game of Business: The Only Sensible Way to Run a Company”, de Jack Stack, 2013. A edição revisada de “The Great Game of Business” apresenta uma maneira totalmente diferente de se administrar uma empresa. O interessante é que a gestão proposta no livro não foi pensada em uma escola de negócios, e sim no “chão da fábrica”. Foram os funcionários, tentando salvar seus empregos, que conseguiram reverter a situação quando a empresa matriz ia mal.


No início dos anos 80, a Springfield Remanufacturing Corporation (SRC) em Springfield, Missouri (EUA), era uma divisão praticamente falida da International Harvester. Foi então que o jovem gerente Jack Stack assumiu e “mudou o jogo”.


A chave foi a gestão de “open book”, deixando todos participarem das decisões financeiras. O método foi ensinar os funcionários como o business funcionava de uma forma estimulante e simples, de uma forma compreensível para todos e sem intimidar ninguém: usando a analogia de um jogo. Cada funcionário passou a ter alguma ação e voto na empresa. Isso trouxe um outro nível de envolvimento, dignidade e empoderamento. Foi dessa forma que a SRC se tornou uma das maiores histórias de reviravolta de seu tempo.


Jack Stack discute também sobre a importância de se medir TUDO na empresa. De fato, sem informação não há gestão, e sem métricas não sabemos de nada. Estou adiantado ou atrasado em meus projetos? Estou dentro do intervalo razoável de acertos a que me propus? A equipe de liderança está alinhada em suas métricas aplicadas às prioridades?

Como gestores, são muitas perguntas que fazemos e só saberemos as resposta com métrica!


Jack Stack é o fundador, presidente e CEO da SRC Holdings Corporation. Jack foi considerado “o estrategista mais inteligente da América” pela Inc. Magazine e um dos “top 10 minds in small business” pela revista Fortune Magazine. Ele foi pioneiro do modelo de liderança conhecido como open-book management.


Com esse modelo contribuiu para a SRC Holdings Corporation fundar, adquirir e possuir mais de 60 empresas, criando milhares de empregos desde 1983. Ao longo do caminho, o valor das ações da SRC aumentou 360.000%.





9 visualizações0 comentário
bottom of page