top of page

Você dedica tempo suficiente para navegar sua empresa no longo prazo?

“Priorizar o Curto Prazo às custas do Longo Prazo simplesmente não é sustentável, perpetuando o tipo de altos e baixos que nunca são bons para negócio nenhum ou para os acionistas e stakeholders.” (Indra Nooyi, chairman da Pepsico).

Na maioria das vezes, o curto prazo significa “sobrevivência”, ou os movimentos necessários para “manter a bola no ar”, sem provocar o crescimento sustentável da empresa. O equilíbrio correto entre prioridades de curto e longo prazo é que gera crescimento visível, palpável e que motiva a continuar. Ninguém começa ou opera uma empresa para ficar presa no mesmo lugar. Elementos fundamentais como pessoas certas, estrutura, inovação, operação precisam se desenvolver para a empresa crescer, e isto só é possível quando se pensa a longo prazo.

Qual é o seu road map para a gestão de longo prazo da sua empresa? Caso ainda não tenha um, experimente fazer agora juntamente com a sua equipe. Pela nossa experiência, a ampla maioria de pequenas e médias empresas gasta a maior parte do seu tempo pensando no curto prazo, sem perceber que ao fazer isto continuamente cria-se uma cultura empresarial contrária ao crescimento.

Você conseguiria reservar 10 ou 15% do tempo de sua reunião semanal com sua equipe para alinhar a estratégia da empresa?

Importante lembrar que nenhum gestor é eterno em sua empresa, seja porque vai vendê-la ou simplesmente porque será trocado ou ainda porque decidiu procurar outros desafios. Você – como gestor ou líder vai querer trabalhar para deixar a sua empresa mais forte do que a encontrou, e isto só se pode ser alcançado com um pensamento disciplinado e estruturado de longo prazo, o que quer dizer que seu foco de curto prazo deveria ser “criar e implementar” o seu plano de longo prazo.

Comece já a pensar a longo prazo!


0 visualização0 comentário
bottom of page